Conversas com amigos héteros sobre gays


Amigos heterossexuais explicam um pouco das impressões que têm dos gays

Até onde vai o preconceito do hétero contra o gay e até onde os héteros se sentem justamente invadidos pela falta de respeito e isso faz sentido?

Não foi uma única vez que amigos heterossexuais de grupos diferentes, da família, do colegial e da faculdade vieram conversar comigo sobre suas percepções da homossexualidade, de como me enxergavam e como passaram a ver o universo gay depois que passaram a conviver com a minha realidade.

Essas novas percepções da vida gay só mostra que temos também um papel de articuladores sobre “ser gay” perante nossos grupos sociais que costumam ter uma definição rasa da homossexualidade. A influência dos estereótipos é muito forte para aquele que não tem contato com as verdades gays e, convivendo com eles, podemos desmistificar um pouco do que é tudo isso, do que somos e como passamos a ser inclusos nos círculos sociais.

Meus amigos, aqueles que tive uma conversa franca durante meus doze anos definido como gay são unânimes: “eu tinha uma impressão fantasiosa antes de que o gay sempre seria invasivo, sempre exporia a sexualidade e traria um desconforto num ambiente público, querendo chamar a atenção”.

Meus amigos passaram a perceber que homossexualidade é diferente da falta de educação e entenderam que nem sempre ser gay é ser invasivo.

Dia apropriado, hoje, comentar um pouco sobre esclarecimentos ao heterossexual e a inclusão social do gay. Dia da 16a Parada LGBTS que acaba sendo mais invasiva pela quantidade de pessoas do de inclusiva pela qualidade comportamental entre héteros e gays.

Já que hoje é um dia de exaltação aos direitos dos gays, cujas formas são contestáveis, acho importante expressar aqui a importância de que direitos são conquistados por méritos, posturas e atitudes.

Fazemos a diferença e ampliamos o senso de homossexualidade quando nos infiltramos na vida social sem segregar pela sexualidade.

Viver só o universo gay é também assumir a diferença e não “batalhar” pela igualdade.

O que é inclusão? Ter banheiros destinados a gays ou usar banheiros masculinos com um senso de civilidade? Ter banheiros para transgêneros ou poderem transitar entre o masculino e o feminino com civilidade, respeitando o que espaços públicos entendem como educação?

No meu ponto de vista, gays e lésbicas tem uma responsabilidade de civilidade tão grande se não maior que os heterossexuais. Devemos conquistar nossos direitos não pela invasão ou pelo escracho, mas pela educação, inteligência e articulação. Pelas habilidades profissionais, focados.

Pela nossa totalidade como indivíduos, que também inclui a homossexualidade.

Pela capacidade, inclusive, de termos respeito e admiração por tudo que somos, além de ser gays.

Por sermos capazes de diminuir o fosso entre o homem gay e o homem heterossexual, esclarecendo-nos de nossos preconceitos de um para com outro e vice-versa.

No final, o problema não é a nossa homossexualidade. O problema é a falta de educação e senso da própria nação que inclui, sim, muitos gays.

Hoje, falou meu lado ativista, bastante avesso ao preconceito do gay para com o heterossexual.

Estou um pouco cansado do gay se fazer somente de vítima do mundo.

4 comentários Adicione o seu

  1. Adorei o texto!
    Ser gay deveria significar apenas sentir atração pelo mesmo sexo, mas infelizmente não é tão simples assim na prática.

    1. minhavidagay disse:

      Verdade, “dois”.
      Tem o lado óbvio, prático, mas também tem o lado psicológico e social…

  2. Rapha disse:

    Sim, concordo! nem todos os gays tem esse senso…

  3. ronaldo disse:

    E isso ai…
    gostei do seu comentario…
    se o gay continuar se fazendo d vitima nunca vai ter seus direitos garantidos…
    sou gay e me coloco no meu lugar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s