Brincando de homonormatividade…

Junto com alguns leitores mais assíduos, pautamos nos últimos textos reflexões e ideias sobre a homonormatividade em detrimento a heteronormatividade, conceitos amplos mas que envolvem comportamentos, hábitos e maneiras das pessoas se relacionarem, em específico os gays que acompanham o Blog Minha Vida Gay.

Se já é difícil enxergar as fronteiras da heteronormatividade (de variações em grupos sociais e famílias) imagine então querer delimitar as normas comportamentais que caracterizam o gay? Não teria essa audácia e imagino que esse assunto gera ramificações e temas muito mais vastos que a minha restrita visão alcança.

Homonormatividade é algo possível?
Homonormatividade é algo possível?

De qualquer forma, supondo que seja possível normatizar um grupo de características e condutas designadas ao comportamento predominante entre homossexuais, quais seriam elas? Lanço aqui um tipo de Quiz para que os leitores (dos mais assíduos e participativos, aos mais observadores e silenciosos) possam se manifestar nesse exercício lúdico de definir o que é ser gay (fora a sabida atração sexual pelo mesmo sexo).

Seria interessante que muitos que chegassem a esse post participassem com votos e comentários! ;)

15 comentários Adicione o seu

  1. junior38 disse:

    Bem, respondi… Quanto tempo você vai deixar a enquete aberta? Como vai fazer para que ela tenha destaque no blog? Como vai ser o feedback dos resultados?
    Abc,

    1. minhavidagay disse:

      Oi Junior!

      Quantas perguntas, hehe… vamos lá:

      – Para ter destaque, acabei de criar uma seção nova no site chamada “HOMONORMATIVIDADE”. Vai ficar fixo, assim como “PERFIL DO LEITOR”;
      – Os resultados ficam amarrados ao IP e – assim – miniminiza a chances de votos duplicados. Como foi em perfil do leitor, os votos irão acumular com o passar do tempo;
      – Vou deixar a enquete aberta por um longo período. Na realidade não tem porque tirar. Veja que em “Perfil do Leitor” cada enquete tem uma média de 400 votos (clique em View Results abaixo de cada enquete). A ideia é acumular para ir ampliando o “universo amostral” da pesquisa.

      Ok?

      Abs,
      MVG

      1. junior38 disse:

        Desculpa, MVG, é que sou novo nessa história de Blog, e também, muito curioso para entender processos. kkkk
        Mas, valeu a resposta…
        Vou olhar com calma os View Results….
        Um Abraço.

  2. Ali disse:

    Respondi Também!
    Esse é o comentário mais curto que eu já fiz até agora por aqui kkkkkkk.
    Abraços MVG!

  3. Caio disse:

    Puxa MVG em algumas questões eu fiquei muito em cima do muro e tive que optar por uma alternativa de qualquer jeito rsrs. Eu sei que nas respostas devemos focar naquilo que é mais expressivo, mas quanto aos “assuntos mais comentados entre amigos” e “o que é a vida gay para você” eu fiquei 50% a 50% em duas respostas, pois eu quero por um tempo ainda curtir a vida com amigos e diversão rsrs e depois me aquetar com um lance sério. Bom, não sei se teria como avaliar nossos perfis de outra forma, mas também provavelmente essa divisão de respostas não afete (cause algum embaraço) tanto o resultado final.

    Até meu caro.

    1. minhavidagay disse:

      Creio que nao afete, Caio. Quanto mais votos a pesquisa tiver é melhor. :) Obrigado por participar!

  4. minhavidagay disse:

    Turma, inseri mais uma pergunta na enquete que considero importante para essa visão sobre comportamento gay. Quando tiverem um tempinho, respondam lá! =]

  5. Bom… Respondi a todas as perguntas, gostei bastante do questionário, mas a única que eu não conseguir responder foi a “Ser gay é…”.

    Particularmente eu não vejo uma definição para o que é “ser gay”… Ser gay é ser gay oras!! De tudo um pouco, talvez: Ter uma vida mais aberta e tolerante para o novo, compartilhar com a família uma realidade, ser o “diferente” do grupo, assumir uma vida solitária, construir relacionamentos (e isso vai depender de cada pessoa), se divertir, etc, etc, etc…

    Ou seja, ser gay é ser tudo que uma pessoa “normal” pode ser! Sei lá, não tenho definição pra isso…

    Heuheuehueheu!

    1. minhavidagay disse:

      Não tem problemas, CR! NDA também é uma resposta! :)

  6. Colaboração disse:

    Isso é heteronormativo e homofóbico

    1. minhavidagay disse:

      Isso é uma piada, “Colaboração Vladimir”!

      O “Porta dos Fundos” é um grupo muito simpatizante…

  7. Colaboração disse:

    Isso é homonormativo e heterofóbico

    1. minhavidagay disse:

      Mesma coisa, uma boa piada!
      Confesso ter assistido umas três vezes porque achei hilário! O jeito que o cara fala “pica” é engraçado demais.
      Esses caras são bons e, sim, simpatizantes.

      Abs,
      MVG

  8. Colaboração disse:

    E isso é intimidade.
    Mas é bizarro um cara ficar olhando o do outro.

    1. minhavidagay disse:

      Olha, não sei se isso acontece com tanta frequência, viu? Homem é cheio de pudores para mirar o pau do amigo. Mas achei essa zoação boa. Como você pode ver, “Porta dos Fundos” é um dos meus entretenimentos prediletos antes de dormir.

Deixe uma resposta