Quem são os leitores do Blog Minha Vida Gay


Um pouco mais de dois anos se passaram para o Blog MVG e em 2012 iniciei uma pesquisa dentro da seção “Perfil do Leitor” para conseguir medir o público (gay) leitor do MVG. Ao total foi uma média de 400 participantes por pergunta e agora com essas informações encerrei por hora essa enquete para tratar mais sobre os assuntos da Homonormatividade.

Deixarei registrado aqui o resultado com algumas reflexões:

idade_publico

Fiquei bastante feliz em notar que praticamente metade dos leitores são maiores de idade. A ideia não é desmerecer os jovens e adolescentes gays, mas no contexto da web 12% acima dos 30 anos é um valor representativo. O Blog MVG é um tipo de “serviço” que abrange todas as idades e deve funcionar para aqueles que estão começando a adolescência e para o outro extremo, das pessoas que já vivem um contexto homossexual há alguns anos e acompanham por aqui os pensamentos, relatos e discussões.

dentro-fora-do-armario

Saber que uma grande maioria dos leitores (70%) já assumiu para pais e amigos ou pelo menos para os amigos é um tipo de “alívio”. O indivíduo que expõe a homossexualidade – numa grande medida – avança em diversos aspectos psicológicos e sociais mesmo havendo inicialmente um tipo de enfrentamento ou rejeição. Esse valor representa uma mudança social em relação aos contextos das décadas passadas quando poucos gays podiam contar ao menos para um amigo.

Esse dado pode apontar para novos desafios reais no cotidiano nos homossexuais que não mais “estar dentro ou fora do armário”. Nesse contexto, assuntos de casamento, normatividade, comportamento e filhos podem fazer cada vez mais sentido.

publico-escolaridade

Quando iniciei o Blog MVG via muitas recomendações para ter parcimônia com a quantidade de textos (risos). Resolvi teimar na ideia de escrever conteúdos sem um freio para o tamanho da lauda. O resultado, me parece, é reunir aqui pessoas mais instruídas, que têm o hábito de leitura e se dão o direito de não se contentar com conteúdos resumidos. Numa média, cada usuário lê dois textos do MVG por dia. Assim, além da necessidade de enxergar um pouco mais o público, exercita-se aqui a cultura e o português (tão necessitado hoje em dia!). Confesso que pela prática tenho me sentido cada vez mais seguro para escrever (o que não quer dizer que sou impecável, mas vou exercitando!).

dados_views-visitantes-MVG

Longe do Blog MVG ser mercantilista e popular. O MVG está bem longe dos milhões de views que os Blogs mais rentáveis alcançam hoje. Mas como o Minha Vida Gay não tem intenções de capitalizar, entendo que 20 mil views e mais de 13 mil visitantes ao mês, para um tema ainda fechado, cheio de tabus e envolto de preconceito são dados relevantes.

dados_origens-views-MVG

Por fim e não menos importante, somos internacionais! O plural faz sentido pois é a interação com os usuários e as visitas constantes que ajudam o Blog a ganhar relevância. Com isso, em um pouco mais de dois anos, o MVG tem visitantes frequentes do Brasil, Portugal, França e Noruéga. Tem de dezenas de outros países também, mas o TOP 5 são esses. Alguém aí querendo se internacionalizar? =P

Gostaria de agradecer muitíssimo a todos os leitores que ajudam a dar essa vida ao Blog MVG. Obrigado pela fidelidade (sim, tem gay que valoriza a fidelidade) e muito agradecido por os demais não-gays, heterossexuais, mães, “macho quer macho”, religiosos que também contribuem com o Blog.

Vai também meu agradecimento especial para: Fernando Lima, Enzo, Sammy, Caio, Ali, CR, “P”, Vladimir, TadeuLuis Augusto Junior38 leitores participativos que trazem pontos de vista nem sempre convergentes, mas que enriquecem o Blog com maneiras diferentes de pensar.

Não importa a cara, o estilo ou a idade. Aqui a gente faz algo diferente: exercitamos a cabeça de cima! ;)

promo-blog-minha-vida-gay

8 comentários Adicione o seu

  1. Luis Augusto disse:

    Gostaria de dizer que tenho muito a agradecer a você e ao seu blog. Obtive muito conhecimento, alegrias e reflexões nesses meses como leitor. O MVG é um espaço que me sinto a vontade, para expressar minhas opiniões e compreender um pouco mais das facetas da homossexualidade.

    Muito obrigado, especialmente, pela resposta ao e-mail que enviei(sua ação me ajudou muito). Hoje, apesar da postura deles continuar a mesma(já se passaram dez meses que me assumi), não sofro tanto. Desejo muito sucesso. Abraço e tenha um bom dia!

    1. minhavidagay disse:

      Obrigado Luis e feliz por saber que sua vida tem avançado, nem sempre na agilidade que queremos, mas avançado!

      Abs e bom final de semana,
      MVG

  2. Fernando Lima disse:

    Oi MVG,

    Sou eu que agradeço!
    Suas reflexões e, especialmente, suas sugestões mudaram minha vida pessoal para melhor.

    Abraços,

    Fernando

    1. minhavidagay disse:

      Valeu, Fernando!
      Espero que minhas “broncas” não tenham te chateado. :P

      Abs,
      MVG

  3. Baaahh, o MVG agradecendo aos leitores? Como assim? Tá tomando muita dose LGBT mvg??
    UEHUEHUEHEUHEUEHEUHEUE!

    Aaahh cara, tudo que eu possa falar aqui eu já falei pra você uma trocentas vezes durantes esses, quase, 7 meses acompanhando teu blog.
    Dizer que sou seu fã, que gosto muito do seu blog, que amo o que você escreve e que agradeço por ter feito o blog, é clichê para mim e cansativo para você, mas não deixa de ser uma verdade!

    Já fiquei puto quanto tu não respondia, já fiquei puto em tantos argumentos que foram feitos, já tentei fazer greve em comentar no teu blog porque eu tinha ficado puto, mas não deu, já fiz amizades no blog, já entrei em katharsis várias vezes aqui, já me rachei com as irônias que tu faz e já vibrei com suas críticas ácidas.

    Todas as minhas limitações e problemas quanto a minha sexualidade já foram resolvidas, logo, já deveria ter abandonado um blog e deixado minhas purpurinas no ar para dizer que fiz parte dessa história, mas, sei lá, é bom ficar aqui!
    Euheuehueheuehu!!

    Eeee já chega, já te elogiei demais e isso já tá me cansando!

    Abraços do CR!!

    1. minhavidagay disse:

      Eheheh… valeu CR!
      (Você e suas khatarsis! rs). Deixa eu querer um pouco de confete, vai! :P

      Abs!
      MVG

  4. Caio disse:

    Disponha meu caro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s