Boné da John John – A alienação é total


Quase como uma vidência (rs) previ que o boné da John John passaria a se popularizar e certamente o meio gay seria uma das primeiras comunidades a aderir. Lancei essa “premonição” em um dos posts perdidos por aí e potatoes: John John na cabeça da bicharada. U-hu.

Tal boné  virou mania. Aquele efeito viral inexplicável que normalmente acontece nas redes sociais sem uma lógica e sem uma estratégia realmente definida. É como meu professor do primeiro ano da ESPM dizia: “de bunda de bebê e cabeça de consumidor vem merda a qualquer hora”.

bone-john-john-onca-sabrina-importados-2013

Pois bem, eis uma dos maiores borrões que espirrou nos últimos tempos.

Esse boné é cafona. É brega e está longe, bem longe, de ter uma boa estética independentemente da tendência nacional ou internacional a qual se inspirou. As pessoas estão comprando por R$ 95,00 naquele desejo compulsivo de se sentir incluso. De ter visto na balada muita gente usando e precisar dizer que também faz parte da vibração. De rodopiar nas ruas de Maresias. Coisa do Jardins, do Itaim. Cafonice master.

Nesse fluxo, da maneira mais careta possível (porque de hype e descolado não tem nada), sem sutileza nenhuma, nos deixamos ser rotulados, estereotipados, carimbados. Que coisa bacana, não? Gay se afugenta de rótulos, mas carimba na testa “João João” da maneira mais brega que já vi desde os anos 80.

Quem usa deve sentir um tremendo alívio ao vestir o boné. #FUCKING-SQN

Desculpem, mas se alguém gritar “VEADO” para a bicha ou o hétero que aparecer na rua com tal boné não tem como se indignar. Porque é isso que de certa forma está pedindo. Quem usa essa joça na cabeça está assumindo o rótulo e nem se quer tem a consciência disso. Porque o mais legal é se sentir incluso, com a cabeça dentro dessa parada e sufocar os neurônios com o mesmo!

As vezes, a gente pede mesmo para lançarem tomates!

PS1: um de meus amiguinhos postou uma foto no Instragam com o tal boné naquele esquema “quantas curtidas mereço com esse boné descolado?”. Deu vontade de vomitar. Mais colado, replicado e copiado não existe. Carência rules.

PS2: se esse boné ficar gritando muito por aí, eu como consumidor real de camisetas, sapatos e calças, largo a marca. Fácil.

10 comentários Adicione o seu

  1. Colega disse:

    Também sou da ESPM e confesso que fiquei confuso com teu post. Cada vez mais a “marca agressiva” em vestuário vem perdendo espaço com o público A e B – a A&F que diga – mas, a JJ está no caminho certo, pois seu produto é destinado ao C, e claro… este não pode saber disto, senão não compraria.

    Do ponto de vista cidadão de bom gosto, concordo totalmente contigo.

    1. minhavidagay disse:

      Oi Colega!

      Fiz uma rápida pesquisa sobre a marca John John para tira-teima quanto ao target, já que estamos falando de marketing e eu deduzi pelos preços, configuração das lojas e abordagem de comunicação. Não é possível ser voltada à classe C, no momento que se estabeleceu prioritariamente nos Shopping JK, Iguatemi e Higienópolis e na Oscar Freire. O Shopping Galeria de Campinas, que visa o mesmo público, também tem uma loja.

      Me corrija se estiver enganado!

      Abs,
      MVG

  2. minhavidagay disse:

    Colega,
    tirei a introdução do texto. Achei que ficou desnecessário confabular sobre target e, no final, fica a dúvida para qual público a marca se orienta. Deixei o ponto do post em evidência.

    Abs,
    MVG

  3. Nunca tinha visto esse boné. E não é lá dos mais bonitos, pois já vi melhores (apesar de não ser muito fã de bonés).
    Também não sou de comprar algo só porque muita gente está usando. É o mesmo que comprar roupas de marca (Como as benditas Thommy Hilfiger). Não compro, é desperdício de dinheiro. Compro o que eu acho bonito e que eu acho que ficaria bem em mim.

    Mas me contrariarei agora: Sou escravo da Calvin Klein. Rs.
    Mas só das cuecas, alerto!

  4. Caio disse:

    Nossa eu nem sabia da existência desse boné. Nem conheço direito esta marca (acho que já ouvi o nome em alum lugar) e nem sabia que estava se popularizando por aí, principalmente entre os gays. E francamente, devo dizer entre os gays descolados, soltos e afeminados e diria até vaquinhas de presépio. Não é preconceito o que estou dizendo, mas uma pura constatação, uma maneira de como vejo a realidade.

    Eu, sinceramente acho horrível esses bonezinhos que alguns gays usam, principalmente aqueles sem a parte da frente, a viseira ou seja lá como se chama e que sejam também coloridos, que juntos com golas Vs e calças coladas na perna acabam por estragar o visual de qualquer um. Ainda bem que os caras que gosto passam longe desses modismos grotescos.

    E ainda pagar quase cem contos nessa tranqueira, haja bom gosto henn ¬¬

    1. Wong Foo disse:

      Só não entendi a relação do boné de mau gosto com os gays afeminados e soltos, só eles usam? Os “””machos alfas””” adoram destilar seu veneno rotulado e lacrado com hipocrisia.

      1. minhavidagay disse:

        Nada… “machos alfa” também usam!

      2. Caio disse:

        Cara Wong Foo, como eu disse foi uma constatação minha em relação ao produto e a quem eu vejo que o utiliza. Não sou obrigado a gostar do boné e se os “machos alfas” fazem uso dele, eu nunca vi, e caso usem, mesmo que eu não tenha visto, então posso dizer que minha percepção quanto a esta parte foi equivocada. Minha intenção era expressar um tom de maioria e não generalização.

        Agora, eu é que não entendi a sua associação do boné “de mau gosto” (ao meu ver, que pode não ser ao seu ou de outros) com menosprezar os “afeminados, descolados, etc”. O que posso esperar e esperava também de quem lesse meu comentário é que se entendesse que no máximo o público que usa o boné tem um gosto do qual eu não aprecio, só isso. Desculpe, mas você se ofendeu a toa.

  5. Rafael BdS disse:

    NOSSAAAA!!! Nao acredito q tem pessoas q usam isso e pagam quase 100 pilas!!!! ta certo q cada um faz com seu money oq quiser, mas nem em sonho eu compraria esse boné :-P
    Ps: morri de rir quando vc fala do boné kkkk

  6. diego disse:

    Nossa cara quanto recalque… Beijinho no ombro….hahahajaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s