Breve explicação sobre a mentoria e coaching ao público do MVG

Mentoria e Coaching de Vida para Homossexuais – Life Coach MVG

Uma recorrência de contatos, nas últimas semanas, têm surgido com uma dúvida comum: “para que serve a mentoria e coaching que você oferece?”.

Antes de mais nada, é importante reforçar que o serviço de mentoria e coaching é destinado ao público homossexual e pessoas relacionadas: pais, amigos, namoradas, esposas, filhos, entre outros que – de alguma maneira – se relacionam com homossexuais. No entorno do foco, que é homossexualidade, posso pincelar assuntos sobre qualidade de vida, empreendedorismo, entre outros que permeiam o interesse do aprendiz/coachee, mas sempre com ênfase na temática principal. Até roteiro personalizado de bares e baladas LGBT já realizei para um aprendiz. Tudo depende dos interesses, propósitos e objetivos da pessoa que me recorre.

Existe uma diferença entre a prática de mentoria e o processo de coaching. Vamos lá:

Mentoria

A mentoria é pautada em uma troca de experiências práticas. Compartilho parte de vivências pessoais ou referenciadas, de acordo com os temas específicos e interesses do aprendiz. Utilizo com frequência da técnica de “perguntas poderosas” (ferramenta de Coaching) para instigar o aprendiz a refletir sobre determinados assuntos e obter insights sobre os mesmos. Normalmente, uma sessão realizada pelo Life Coach MVG se inicia com a mentoria pois, em se tratando da temática da homossexualidade e das diversas nuances em torno desta – nem sempre o aprendiz tem definido com clareza propósitos ou objetivos, que no Coaching é chamado de “plano ideal ou plano B”. Assim, iniciamos uma troca para entender o “plano atual ou plano A”, verificar tendências e apontar para determinados propósitos, com mais clareza.

A mentoria busca empoderar o aprendiz por meio da segurança do mentor, segurança está, advinda do expertise e conhecimento. Em linhas gerais, o aprendiz vem com incertezas sobre caminhos e possibilidades, tais como “será que eu devo sair com tal menino?”, “consigo criar intersecções entre a minha cultura familiar e a realidade de eu ser gay?”, “será que dá para saber quando estou me autossabotando?”, “como eu faço para eu superar as dores de um término?”, “estou vivendo determinado dilema na minha relação e estou pensando nas possibilidades X, Y ou Z. Qual melhor caminho seguir?”. E a partir destas dúvidas, dentre muitas outras, o mentor transfere a segurança por um processo de reflexão, íntimo e conectado.

A mentoria é de, no mínimo, uma sessão.

Coaching

O Coaching é determinado de 1 + 10 ou 10 sessões. Idealmente, a sessão deve ser realizada uma vez por semana, levando assim em torno de 2 meses e meio. O processo se mune de diversas ferramentas e técnicas, como as “perguntas poderosas”, Roda da Vida, Diário de Bordo, Perfil Comportamental, entre outros. Não costumo aplicar imediatamente o Coaching a quem me recorre – a não ser que o coachee tenha planos bem determinados – pois, em essência, o processo define metas e tarefas regulares neste período de 10 sessões. Para tanto, o coachee precisa saber o que quer com bastante clareza, ou seja, o “plano ideal ou plano B” precisa estar minimamente definido.

Como a temática da homossexualidade é regada de dúvidas, mitos, fantasias e preconceitos, costuma não haver pilares ideais determinados. Sentir o aprendiz/coachee é prioridade.

A base do processo de Coaching está em duas importantes ciências: psicologia e neurolinguística. Mas não é terapia!

Ambas as técnicas, Mentoria e Coaching, visam o empoderamento do indivíduo por meio de insights e mudanças de crenças/valores. É uma construção de segurança (empoderamento) e, definitivamente, uma troca de experiências entre aprendiz e mentor e/ou coach e coachee. No caso, como mentor e coaching de vida para homossexuais, o objetivo é ajudar pessoas a ganharem segurança e ressignificar os valores que têm sobre tudo isso que é a homossexualidade.

Até o presente momento, atendi gays assumidos mas com questões internalizadas, gays enrustidos, homossexuais saindo de relacionamentos heterossexuais e casais gays.

Feito! Espero que este post ajude a elucidar mais sobre o assunto. E quem quiser saber mais, me procure no e-mail flavio@lifecoachmvg.com.br ou no WhatsApp: 11 97177-0109.

Obrigado!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.