Quando assumimos a homossexualidade para amigos a pergunta trivial e mais curiosa é: ativo ou passivo?

Curioso que essa ideia, tanto para heterossexuais como para gays, levanta a questão do ser masculino e ser feminino. De fato, boa parte dos gays que se pronunciam restritamente ativos, lidam com a dificuldade de entender que a atividade não quer dizer ser mais homem que um gay passivo. Está implícita nessa dualidade, ativo e passivo, a ideia de que um gay ativo é mais másculo, é o “homem” da relação e o gay passivo é mais feminino.
Acontece que isso é uma grande bobagem e tem fortes influências da nossa sociedade. Tão influente que, normalmente (embora não como uma regra), o ser ativo e o ser passivo acabam refletindo no fisiológico. “Gay ativo sente dor, gay passivo dá com louvor”. Tudo coisa da cabeça pois dá para ter muito prazer das duas formas, e isso sim é fisiólogico.
O ponto mais importante desse tema é que a atividade ou a passividade, nesse contexto, não nos faz nem mais gays nem menos. Essas influências sociais, com cara de machismo e presas na dualidade homem e mulher, muitas vezes confundem nossas cabeças e acabam limitando nossos relacionamentos.
O gostoso é acontecer de tudo. Ou melhor, aproveita mais, de maneira mais plena, quem não se bloqueia e permite os dois lados da moeda. A realidade que fica é que vivemos numa sociedade gay cheia de bloqueios.
adorei a resposta!!! resumida direta e esclarecedora…e acredito que é fato . temos que ser mais completos na hora h.
meu numero. 41 96519565
Ola pessoal.
Gostaria de pedir encarecidamente ao admnistrador que retirasse do site o comentario acima,
Pois possui nele dados inverídicos, onde de fato alguem esta claramente se passando por mim.
E ate um numero de telefone que é meu e foi colocado contra minha vontade.
Desde ja agradeco .
E espero retorno.
Um abraço.
Olá! Poderia dizer qual é o comentário?
adorei,tambem,mas quem sente mais prazer o ativo ou passivo,pois sou passivo
o ativo…pois ele esta sobre a açao.
Gente adorei o texto, porém acho que cada um é cada um.
Namoro ha 3 anos e nunca fui ativo, meu namorado é bastante ativo e não tenho essa dificuldade, ser passivo é maravilhoso ele ama eu eu também. Sou feminino e ele masculino, tem que ter o contraste na relação eu acho. Mas como eu disse cada um é cada um… Vamos ser feliz do jeito que queremos.
Oi Pako!
Bom que você encontrou essa complementariedade. Mas nem todos encontram. Tenho muitos amigos que esbarram nessa questão da dicotomia “ativo” e “passivo”. Esse post é dedicado basicamente para essas pessoas. De qualquer forma, o importante é ser feliz!
Obrigado pela sua breve declaração! :)
Abs,
MVG
Sou garota e hetero ( o que estou fazendo aqui? Kkkkk), bem recentemente comecei a assistir animes Yaoi (Temática Gay) e no anime é muito definido essa coisa de ativo e passivo, onde o ativo é mais alto, velho e masculino. O passivo é mais baixo, jovem e delicado. Fiquei curiosa sobre isso, imaginei que a relação teria um “revezamento” assim ambos sentiriam prazer mas pelo visto cada um faz como acha melhor, é assim ou eu entendi errado?
Tenho um amigo gay não conheço o namorado dele e minha amiga lésbica tem uma esposa, mas nunca pensei sobre isso numa relação entre mulheres.
Enfim obrigada.
Oi Pantherstone,
tudo bem?
A questão de ser ativo ou ser passivo é um tanto polêmica. Há gays que se dividem assim e outros que pensam que atividade e passividade são conceitos de forte influência dos modelos heterossexuais. No meu ponto de vista, essa cisão ou dualidade entre ativos e passivos, sexualmente falando, é algo bastante cultural e – sim – de forte influência da heterossexualidade. “Precisamos” criar essa dualidade para melhor nos contextualizar. Mas isso não diz respeito a todos os gays.
Entre mulheres também há essa cisão ou dualidade. Normalmente a “macho” ou ativa é mais masculinizada e a mais feminina é mais feminina.
Mas particularmente acho que essas divisão é muito fruto cultural do modelo heterossexual. Devíamos pensar no prazer pela totalidade.
Abs,
MVG
Na nossa cultura, não existe gay ativo! Gay, é sempre passivo! Homossexual é sempre o passivo.
Nem sempre é assim… Há também gays (ou se preferires, homossexuais) que são ativos.
eu adoro todos ou ativo ou passivo
interessante…
ola achei interressante o texto apesar
de eo Ser Gay Passivo
sou muito Mais Passivo
do ke vcs pensam
Minha relaçaõ com essa
sexualidade começo
muito cedo des do 4anos
de idade já comecei
a senti Gay passivo passo
uns tempo ai o trem
começo msmo a Ser
Gay msmo mais
eo tinha vergonha de
Conta pra minha familia
que So Gay eles ñ aceitam
Mas eo ñ ligo pros soutros
que reparam de mim que
deigem.
pois bem
Cada um e cada um
vive do geito que vc
acha melhor
o inportante e ser Feliz
com a pessoa que ama
e qué Um. Abraço
Parabéns pelo texto
adorei
?????
._.ah eu sou gay, otaku e gosto de yaoi e de shonen ai também, nao tenho muita ‘experiência’ mas nao me prendo à rótulos, não sou ativo ou passivo, faço oque gosto quando gosto e com quem gosto, se eu quiser ficar com um garoto que é passivo e ele quiser ficar comigo não vou deixar de fazer so por ter mais ‘características’ femininas sahus’
Concordo,sou bissexual e no inicio so era ativo por achar que se fosse passivo seria uma “bichinha”,mas hoje acho que isso não tem nada ver o importante é curtir o sexo de todas as formas,é ser livre.Na verdade vai da pessoa também que está com voce.
Quando me fazem essa pergunta respondo que sou “participativo”.
Nunca senti vontade de ser passivo por isso sempre tive relação com gay afetados, terminei um namoro de 3 anos a pouco e comecei a sentir interesse em caras mais discretos. Mais sempre com desejo de ser ativo. Preso por uma relação saudável e duradoura tipo casar. É possível ter uma relação como casamento não sendo passivo em nenhum momento?
juninho27blah@hotmail.com
Possível é, mas acho improvável atualmente, pois se com “nenhum momento” você quer realmente dizer “nunca”, então vai ser complicado achar alguém que aceite isso.
Edu, existem rapazes que não se preocupam nem um pouco em serem apenas passivos…o importante é que haja uma satisfação entre ambos…e se ao longo da relação algum quiser algo novo e o outro estiver de acordo, tudo bem….é uma questão de estar em harmonia msmo e deixar rolar ;)
eu tenho 18 anos sou passivo
Eu sou o tipo de pessoas que adora tudo que vai contra o clichê, pois isso me dá tesão. Eu tenho baixa estatura (1,60) e sou ativo. A maioria dos meus parceiros são 100% passivos, são bem mais masculinos que eu, além de serem bem altos (alguns chegando a ter 2 metros!). Eles têm tesão em serem “comidos” por um baixinho…Rsrs
Somos todos iguais.
cada resposta sua sentença….
Ativo e passivo quer dizer isso mesmo, ativo é masculino e passivo de feminino, embora exista muito ativo que mais parece um feminino… muito mesmo.
legal mais importante é estar bem , sentir bem se amado , amar se feliz